
O ex-presidente Michel Temer ingressou na equipe de advogados que defende a Gradiente em um processo contra a Apple, decidindo a propriedade da marca iPhone no Brasil. Atualmente, a Apple lidera com 4 votos a 2 no Supremo Tribunal Federal. Temer se juntou à defesa em um momento crítico, já que o prazo para votos no Plenário Virtual se encerra em breve. Faltam os votos de Carmen Lúcia, Nunes Marques e André Mendonça, com a possibilidade de adiamento do processo por 90 dias se houver um pedido de vista.
Além disso, há a chance de o caso ser movido para o Plenário físico, permitindo potencialmente uma mudança de voto. Esta não é a primeira vez que Temer representa empresas de tecnologia, incluindo a Google em debates sobre legislação de fake news. O conflito entre a Gradiente e a Apple começou antes mesmo da judicialização, com a Gradiente solicitando o registro da marca "Gradiente iPhone" em 2000, mas a Apple lançando seu iPhone nos EUA em 2007. A Apple conseguiu anular o registro da Gradiente no INPI, levando o caso ao Judiciário, onde a Apple venceu nas instâncias anteriores.